Dicas de higienização para preparo dos alimentos

arte higienização de alimentos

Para preparação da alimentação das crianças, temos que ter todos os cuidados necessários com a higiene. Principalmente agora nesse período que estamos passando, podendo evitar, assim o crescimento de microrganismos que possam debilitar nossa saúde e o sistema imunológico.

Além dos cuidados com a higiene das mãos, recomendada pela OMS, temos também que cuidar da higiene do ambiente onde iremos preparar as refeições. Esses ambientes podem ser higienizados com água e sabão e enxaguar; pode ser com álcool 70% ou pode-se utilizar água sanitária para alimentos diluída (01 colher de sopa para cada 01 litro de água), deixar agir por 15 minutos para a desinfecção e enxaguar.
Para higienização das frutas e hortaliças devemos seguir o seguinte procedimento:


1 – Remover partes deterioradas e as raízes;
2 – Lavar em água corrente uma a uma e no caso de verduras, folha por folha;
3 – Desinfetar em solução clorada por 15 minutos; Como: 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio ou água sanitária específica para alimentos (sem alvejante e sem perfume) para cada 01 litro de água;
4 – Após os 15 minutos, repassar em água corrente para retirar o excesso do cloro, uma a uma ou folha por folha e secar com auxílio de papel toalha. Pode ser armazenado em embalagens esterilizadas para alimentos na geladeira.

A higienização, de forma correta, dos produtos in natura, frutas e hortaliças, são de extrema importância para que não ocorra a contaminação por microrganismos.

Nutricionista Camila de Oliveira Silva Maximiano CRN3 22651

Olá, como posso te auxiliar?
Powered by